quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Bolo da vó

Depois do post sobre “Pizza sem frescura”, chegou a vez de falar sobre a nova onda gastronômica, o "bolo sem frescura". Ainda que eu adore aqueles bolos cheios de recheio, cobertura, diversas camadas e decorados, um bolinho simples sempre tem vez, né? 

As “bolerias”, como são chamadas, tem como principal chamariz o fato de fazerem bolos simples, totalmente artesanais, tipo aqueles que as avós/mães faziam. Massa simples, pouco ou nenhum recheio e coberturas clássicas. Sabe aqueles bolos que você sente o cheirinho de longe? Então!
Toalha felpuda, bolo de milho, de maça ou de banana: clássicos
Aqui, em Curitiba, já vi pelo menos 4 ou 5 lugares nesse estilo nos últimos meses. E fui em dois, a Cheiro de Bolo, que é para passar e levar pra casa, não tem lugar pra sentar. Achei o preço super justo, a partir de R$ 9 reais o bolo pequeno simples (cenoura, chocolate, fubá, laranja, limão etc) e R$ 14,00 o grande. Perfeito pra quando você quer um bolinho caseiro pro café e não quer/não tem tempo para fazer. 

E fui também na BenditaBoleria. Lá você pode sentar e comer um pedaço de bolo com café, servido em uma mini garrafa térmica. A decoração é super “casa de vó”, simples e aconchegante. Eu experimentei o de fubá com erva-doce, um clássico dos bolos caseiros, e adorei. Fica a dica para quando bater aquela nostalgia dos bolos que comíamos na infância! 
bolo de fubá + café