quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Jamie´s Italian, em Londres

Foto: http://thisiswanderbliss.blogspot.com.br/
Durante minha passagem por Londres pesquisei alguns restaurantes/cafés que queria conhecer. No fim das contas, quase não deu tempo de ir aos lugares, mas um que estava na minha lista e que fui é o Jamie´s Italian, uma rede do chef Jamie Oliver que tem diversos restaurantes espalhados por Londres. Fomos, eu meu irmão que mora lá, no charmoso Jamie´s Italian que fica em Covent Garden. O lugar é bem bacana, estilo cantina, mas mais moderninho. Ali você encontra também uma "lojinha" com diversos livros e acessórios de cozinha da marca do chef. Outra coisa legal é a cozinha, que fica no andar de baixo e é totalmente aberta, então para quem quiser pode ver a preparação dos pratos.

Foto: site James McDonald

Pedi de entrada o "Olive on Ice", mais porque fiquei curiosa para ver o que seriam essas azeitonas no gelo do qualquer coisa. A entrada vinha acompanhada de um tapenade de azeitonas pretas e uma casquinha. Bom, na verdade nada mais era do que um monte de azeitonas no gelo mesmo, rs. Ainda que fossem umas azeitonas bem verdes, grandes, eram sem sabor. Já o tapenade e a casquinha eram saborosos. Pedimos também uma polenta frita, que fica muuuito atrás das servidas aqui em Curitiba, nos restaurantes de Santa Felicidade. Precisei colocar bastante sal para elas ficarem um pouco mais apetitosas.

Azeitonas no gelo
Polenta frita

De prato principal pedi o "Pumpkin & Squad Gnudi", uma massa recheada de ricota e acompanhada de nozes, peras e queijo gorgonzola. Era bem gostoso, mas ainda assim achei um pouco pesado. Acho que é mesmo o estilo inglês de massas, mais gordurosas.
Massa recheada com ricota
Estava tão satisfeita que não consegui pedir sobremesa. De qualquer forma, valeu muito a experiência, o lugar é bem bacana, só não crie uma super expectativa (como eu fiz) por ser o restaurante do chef badalado da tevê, aí quem sabe você não irá se decepcionar. O preço é razoável para Londres, gastamos acho que 25 pounds por pessoa.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tour do chocolate em Londres



Para os chocólatras, uma opção de passeio de diferente e muito divertido em Londres é o "tour do chocolate". Eu reservei do Brasil e fiz o tour já no meu primeiro dia em Londres. A Chocolate Ecstasy Tour é uma empresa especializada nesses passeios que tem como atração principal o chocolate. Eu fiz o MayFair Tour, que é pelas ruas dessa elegante região. O tempo chuvoso ajudou a dar aquele clima bem londrino.
O ponto de encontro foi num lugar muito bacana, o Sketch um bar/restaurante/café/galeria de artes que funciona em uma imóvel do século XVII e conta com uma decoração única. São quatro ambientes diferentes. Ficamos no café, mas em outros salões funcionam restaurantes e um bar. O lugar respira arte moderna. A decoração é uma atração à parte, na salão principal todas as cadeiras são diferentes e tem um lustre gigante.
Todas as cadeiras diferentes!
Se for no Sketch não deixe de conhecer os banheiros: só vendo para entender.
Voltando ao tour, enquanto ouvíamos um pouco sobre a história e curiosidades do chocolate, provamos um delicioso chocolate quente e um folhado de maça. Então, de posse de uma garrafa de água, saímos em busca das chocolaterias de Londres. A primeira parada é na Paul A. Young, que fica no Soho, e possui três filiais na cidade. Os chocolates são todos preparados na própria loja, muitas vezes pelo próprio Paul, segundo o gerente que nos atendeu. Ali, fizemos nossa primeira degustação. Eu resolvi experimentar o chocolate “gold award winner”: o sea salted caramel (64% chocolate Madagascar, chocolate filled maiden filled caramel).

Paul A. Young: chocolate premiados.
Depois, fomos conhecer a mais antiga loja de chocolates de Londres: a Charbonnel et Walker, que funciona desde 1875 e é a preferida da rainha. Chique, não? Lá provamos os chocolates que agradam a majestade: English Violet (com óleo de violeta) e o Rose Oil Blended (com óleo de rosas), ambos com gosto de sabonete, para o meu paladar. Mas a loja conta com diversos outros sabores, mais apetitosos.
Os preferidos da rainha: recheados com essência de rosa e de violeta.
Opções mais tradicionais.
A parada seguinte foi em uma loja simplesmente sensacional, sério. A Fortum & Mason é uma espécia de loja de departamento com o que há de mais sofisticado na área gastronômica. É a uma das lojas mais tradicionais da cidade, e também tem a chancela de fornecedor da realeza. No setor de trufas da casa, contei mais de 30 tipos. Escolhi provar a de pistache com chocolate branco, simplesmente divina.
Infinidade de sabores de trufas.
Então, nossa última parada foi a chocolateria Prestat, a segunda mais antiga da cidade, funciona desde 1902. Era a chocolateria preferida do Roald Dahl, escritor britânico famoso pelo livro imortalizado pelo cinema: A Fantástica Fábrica de Chocolate.
As trufas preferidas de Roald Dahl.